quarta-feira, 15 de maio de 2013

Mundo de hipocrisia.

 
Quando digo "mundo de hipocrisia", quero me referir especialmente ao nosso meio evangélico.
Desde ontem, 14/05/2013, estou com um pensamento em minha cabeça.
Relutei em escrever.
Mas como ele não vai embora, e é cada vez mais alimentado pelo que leio nos grupos, tenho que escrever.
Creio que foi Robson Cavalcante que escreveu certa ocasião que nós, os evangélicos, não temos uma ética social, temos uma ética sexual.
E é justamente nessa área que temos nossa maior hipocrisia.
Os judeus condenavam e puniam o pecado exterior.
Jesus veio e ensinou que o pecado está no coração, no interior da alma.
Não fiz pesquisa. Não tenho dados oficiais, mesmo porque a hipocrisia é tão grande que poucos responderiam com sinceridade tal pesquisa, mas imagino.
Onde imagino que mora a hipocrisia reinante no nosso meio?
Reside no fato de que aqueles que ainda não tiveram o seu pecado exteriorizado ou que exteriorizaram mas continua oculto, tripudiam sobre aqueles que tiveram a infelicidade de exteriozar o seu ou que não conseguiram mantê-lo oculto.
O sujeito está com o coração cheio de adultério e condena o irmão que  teve a infelicidade de exteriorizar o seu.
Está com o coração cheio de adultério e levanta a mão na assembléia da igreja para excluir seu irmão que teve o pecado exteriorizado.
O sujeito já está divorciado de fato de sua esposa, não liga mais para ela, não cuida dela, não é carinhoso com ela, solta galanteios para a mulher dos outros, mas simplesmente porque continua vivendo debaixo do mesmo teto acha que tem moral para condenar o irmão que teve a infelicidade de se divorciar legalmente.
Refiro-me especialmente aos homens porque creio que as mulheres são mais autênticas, muitas continuam debaixo do jugo de certos homens porque não encontram outra escolha.
Dito isto, que ninguém queira vir com a maiêutica socrática ou com sofismas para cima de mim.
Adriano Pereira de Oliveira, Tapiraí, SP.

Nenhum comentário: