domingo, 26 de maio de 2013

Bíblia, oração e humanidade.

Eu poderia dar a esta mensagem o título de "dois pastores que marcaram minha vida", mas resolvi dar o título acima.
No ano de 1963, com 20 anos de idade, comecei a frequentar a Igreja Batista em Perdizes, São Paulo, SP, onde me tornei membro através do batismo em 24 de novembro daquele ano.
Meus primeiros pastores foram Enéas Tognini e Alberto Blanco de Oliveira, o primeiro ainda está vivo em São Paulo com 99 anos de idade, o segundo já faleceu.
Os dois marcaram muito minha vida. Com o pastor Enéas Tognini, aprendi valorizar a Bíblia e a oração. Com o pastor Blanco, aprendi a assumir minha humanidade e a aceitar a humanidade dos outros.
Ainda estou longe da perfeição, mas com todas as minhas fraquezas e limitações, tenho me esforçado na leitura da Bíblia e na oração, e em assumir minha humanidade e aceitar a dos outros, ou seja, não ser hipócrita, não ser fariseu.
Certa ocasião falei com o pastor Enéas sobre uma experiência espiritual que tive. A resposta dele foi, "continue orando, continue buscando".
No ano de 1966, ano em que me casei, eu estava cursando o 2º Ano de Contabilidade na Escola Técnica de Comércio Dom Pedro II, uma escola que não existe mais. Fiquei reprovado em Inglês. Fiquei muito envergonhado. Não sabia como contar aquele fato para o pastor Blanco, porque ele sempre incentiva os jovens da Igreja a  apresentar o melhor de si no trabalho e nos estudos. Mas um dia, mui timidamente falei com ele na porta da Igreja, no final do culto, numa manhã de domingo:
- Pastor Blanco, fiquei reprovado em Inglês, repeti de ano!
Sabe qual foi a resposta dele?
- Você queria se casar e ainda passar de ano, tudo num ano só? Não acha que é muita coisa?
Aleluia! Que palavra confortadora! Tirou um peso das minhas costas.
Ó Deus, ajuda-me a valorizar a Bíblia e a oração como o pastor Enéas valoriza, e a mostrar minha humanidade e aceitar a dos outros com o pastor Blanco mostrava a dele e aceitava a dos outros!
Adriano Pereira de Oliveira, Tapiraí, SP.

Nenhum comentário: