quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

Reclamantes e Reclamados

Não estou falando de Direito Trabalhista.

Estou falando do relacionamento entre vizinhos, pessoas que vivem numa mesma comunidade.

Tenho 77 anos de idade. Sou aposentado. Tenho vivido em diversos lugares.

Sou habilitado legalmente como Técnico em Contabilidade, Pastor, Professor, Advogado e Jornalista.

Mas ocupei a maior parte da minha vida como pastor e professor.

Nessas duas atividades pude conviver algumas vezes com reclamantes e reclamados.

Mas a convivência foi maior quando tive a oportunidade de ser diretor de uma instituição de ensino que recebia alunos de diversas partes do Brasil e até do exterior. Alunos solteiros e casados, homens e mulheres. Eles estudavam, trabalhavam e moravam ali dentro da comunidade.

A maioria convivia muito bem, aceitava a diversidade com tranquilidade, mas havia também os que gostavam de reclamar. E consequentemente, havendo os reclamantes, surgem também os reclamados.

E eu, como diretor da instituição, tinha que ouvir as duas partes, o reclamante e o reclamado.

Os reclamantes e os reclamados são pessoas inesquecíveis, os reclamantes porque são pessoas que tomam a iniciativa de reclamar, e os reclamados porque muitas vezes nem entendem porque estão sendo alvos de tais reclamações.

São os ossos do ofício.

Ainda bem que existe a grande maioria que convive bem com a diversidade, e que não é nem reclamante, nem reclamada.

Adriano Pereira de Oliveira

Votorantim, SP, 17 de dezembro de 2020.

Um comentário:

Adriano Pereira disse...

Louvado seja Deus por tudo!